Você está vendo: Gato

Gatos e bigodes – o que fazer quando a um acidente com o bigode do gato?

Seu gatinho te conhece tão bem que sempre dá aquele carinho gostoso que você precisa e, por isso, nada melhor que retribuir dando a ele toda a atenção que merece. Para isso, é importante conhecer seu bichinho e saber tudo sobre ele.  Além dos cuidados básicos com a alimentação do gato e limpeza dos cantinhos deles, procure aprender sobre a anatomia do bichano. Pensando nisso, este post irá falar sobre a função do bigode de gato.

As vibrissas, mais conhecidas como os charmosos bigodes do seu gatinho, são formadas por 12 fios distribuídos pelos lábios superiores, bochechas, queixo e olhos. E para quem acha que a função deles é apenas deixar seu animalzinho mais bonito, saiba que está enganado! Tratam-se de fios sensoriais responsáveis pelo equilíbrio, orientação e até autoestima do felino.

Esta é uma daquelas curiosidades sobre gatos que vale a pena saber, até mesmo para o bem da saúde do seu gatinho. Nunca pense em cortar bigode de gato, pois isso irá tirar toda a noção espacial do animal, assim ele ficará frustrado e inseguro por não conseguir saltar ou se mover no escuro.

Em caso de acidentes com gatos que danifiquem os fios do bigode, você deve evitar exposição a situações perigosas ao gatinho. Um passeio na rua, por exemplo, não é aconselhado, pois a falta das vibrissas poderá colocar a vida dele em risco, já que terá dificuldades para andar em linha reta e até para dimensionar o tamanho dos lugares. Redobre os cuidados e carinhos com seu amiguinho para minimizar ao máximo o risco de acidentes. Vale lembrar que o mais indicado a se fazer é pedir orientação a um veterinário para receber recomendações específicas para cada caso. Em casos em que a raiz das vibrissas não é agredida, elas voltam a crescer e o gatinho recupera a orientação!