Você está vendo: Cão

Os perigos dos ossos de couro para os cães

Um dos brinquedos mais oferecidos aos cachorros são os ossos de couro. Mas esses objetos não são recomendáveis por vários motivos.

O primeiro deles é que o material não é digerido pelo organismo do animal. Se o pet engolir pedaços do osso, o que é muito possível e comum, esses fragmentos podem obstruir o intestino e provocar diversos danos. Ainda que o pedaço seja descoberto a tempo, é preciso um procedimento cirúrgico para retirá-lo do animal. Um baita transtorno!

Outro motivo para evitar ossos de couro é o material em si, que pode conter diversos produtos químicos nocivos para os animais – como o formaldeído. 

Além disso, os ossos são facilmente contaminados por bactérias diversas, incluindo a Salmonella, que podem causar no animal sintomas como diarreia, vômitos e dores abdominais. Em casos mais graves, essas infecções podem até levar ao óbito.

Por fim, conforme o osso se desgasta, os fragmentos podem provocar engasgos e sufocamento, ou machucar o cão com partes pontiagudas. Quando muito mastigado, o osso assume uma textura gelatinosa que, embora pareça inofensiva, é facilmente engolida e extremamente nociva para o sistema digestivo do pet.

Outros brinquedos perigosos para cachorros

Além dos ossos de couro, outros tipos de brinquedo oferecem riscos para os animais. Balões e bichos de pelúcia, por exemplo, podem levar o pet a ingerir acidentalmente materiais nocivos, como plásticos e espumas de enchimento. 

O mesmo vale para brinquedos com cordas e peças muito pequenas, especialmente quando se soltam. As cordas ainda podem se enroscar no animal, provocando machucados e asfixias. Já as peças pequenas representam um risco adicional quando ficam espalhadas: podem fazer o pet escorregar ou perder o equilíbrio durante brincadeiras, resultando em quedas e lesões.

Brinquedos seguros para cachorros

Apesar de alguns brinquedos trazerem perigos para os animais, existem itens que foram desenvolvidos para incentivar a atividade física e estimular a curiosidade dos pets. Um exemplo comum são os brinquedos educativos, nos quais, geralmente, os animais precisam resolver um desafio para encontrar uma recompensa. É o que acontece em comedouros interativos em forma de labirinto ou de bolinha. Em Max, temos alimentos e snacks para cães de diferentes idades e tamanhos, ideais para usar nas brincadeiras educativas e promover o enriquecimento ambiental.

Brinquedos de cachorro para morder e roer são outras opções saudáveis, incluindo os petiscos naturais e os ossos de nylon. Ambos estimulam a mastigação, o que reduz a ansiedade dos cães. Porém, é importante garantir que os objetos estejam de acordo com o porte e a idade do seu pet, já que brinquedos para cães filhotes costumam ser feitos com materiais mais flexíveis.

Sempre peça a recomendação do seu veterinário para escolher brinquedos adequados para o seu cão e evite que o pet tenha acesso a esses itens sem supervisão. Afinal, queremos mimar e agradar, mas sempre protegendo nossos companheiros dos perigos – e cuidando da saúde deles.